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domingo, 5 de Maio de 2024
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FAQ

P: Tenho um plano de Bareme-Imprensa que gostaria de avaliar com filtros de Bareme-Imprensa com Consumidor. Terei que começar do zero neste último estudo?

R: Não! O Marksel 4 está preparado para permitir exportar um projecto de um estudo para outro (desde que dentro do mesmo meio, obviamente). Para o fazer basta abrir o projecto de BI no módulo de Projectos e clicar no botão "Exportar para" no ecrã de "Propriedades". Aí escolherá qual o estudo de destino. No estudo seleccionado será então criado um projecto com um nome do tipo "Cópia 1 do Projecto (BI-Bareme-Imprensa). Não se esqueça de formatar o alvo do novo projecto.

P: Preciso calcular a cobertura exclusiva para alguns suportes. Precisava saber qual é, por exemplo a cobertura exclusiva da Caras, quem lê a Caras e não lê qualquer outra revista...

R: A Cobertura Exclusiva pode ser entendida de diversas maneira: "Cobertura Exclusiva de um suporte num plano", "Cobertura Exclusiva na Imprensa", Cobertura Exclusiva em vários meios", etc.

O Marksel, no ecrã de Avaliação, dá a primeira, ou seja: a percentagem de pessoas contactadas pelas inserções no suporte A, que não têm qualquer probabilidade de serem contactadas por qualquer dos restantes suportes presentes no plano.

Obter a segunda ("Cobertura Exclusiva na Imprensa") já não é tão imediato.
No fundo, a "Cobertura Exclusiva em Imprensa" pode ser encarada como uma extensão da primeira, se colocarmos todos os suportes de imprensa disponíveis, num plano. Depois disso, seleccionamos todos e colocamos (em todos) o máximo de inserções (999). Isso faz-se seleccionando todos, clicando em Suportes/Propriedades e inserindo aí o valor 999.
Quando avaliarmos esse plano, com todos os suportes, teremos uma aproximação ao "Total imprensa" na Cobertura e teremos a "Cobertura Exclusiva em Imprensa" na coluna Cob.Ex. do suporte.

No parágrafo anterior eu disse "aproximadamente" porque há outros títulos de imprensa que não estão presentes neste plano, dado não estarem disponíveis, o que poderá fazer com que a Cobertura Exclusiva real ainda seja menor. No entanto, a acontecer, não será muito relevante. Provavelmente uma questão de décimas.

Quando fizer este exercício concluirá que a "Cobertura Exclusiva de um suporte em Imprensa" é extremamente baixa e, na maior parte dos casos é próxima de zero.

P: Pretendo saber qual é o custo por "cobertura não duplicada" para um grupo de suportes de Imprensa (o que é importante para actividades do tipo "encartes" ou "sampling"). Como obter a "cobertura não duplicada" de um suporte com os restantes do plano?

R: Essa variável encontra-se na linha de cada suporte no ecrã de Avaliação do Marksel 4, depois de Inserções, Ponderação, etc.

Num plano específico poderá obter optar por dois indicadores de exclusividade:

a) se deseja saber qual a "exclusividade de um suporte relativamente aos restantes suportes de um plano", sature todos os suportes (999 inserções ou perto disso). O valor que obtiver na coluna de "Cob. Ex." corresponderá à percentagem de leitores dessa revista que têm probabilidade nula de contactar qualquer dos restantes suportes presentes no plano, ou seja, que não estão dentro da "cobertura Máxima" da revista em causa.

b) se desejar a "exclusividade de um suporte no plano de campanha" (ou seja, indivíduos que, só terão probabilidade de contactar a campanha num dado suporte) então não sature os suportes, colocando o número de inserções previsto. Assim, a cobertura exclusiva aresentada representará as pessoas que serão contactadas exclusivamente pelo suporte e não têm probabilidade de contactar os restantes.

Envie-nos a sua questão por email para marksel@marktest.pt

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