1. Introdução

O Bareme - Base Regular de Meios - foi criado em 1983 e estudava as audiências de Televisão, Rádio e Imprensa. Em 1992, passou a estudar apenas a Rádio e a Imprensa, passando a Televisão a ser analisada com outra técnica, genericamente designada por audimetria.

No início de 1994, concluiu-se o processo que conduziu à existência de um estudo e uma técnica de recolha de informação específica para cada meio estudado, resultando Audimetria para Televisão, Bareme-Rádio para Rádio, e Bareme-Imprensa para Imprensa.

Desde o início de 1996, a recolha de informação do Bareme-Imprensa, passou a ser realizada por entrevista pessoal e telefónica.

1.1. Apresentação dos resultados

Os resultados do estudo Bareme-Imprensa apresentam-se sob a forma de relatório e base de dados em suporte informático, por forma a responder às necessidades do utilizador, fornecendo os seguintes indicadores de audiência (ver definição na Nota Técnica):

  • Cobertura Máxima (apenas na base de dados)
  • Audiência Média
Número mínimo de casos para publicação

Apenas são apresentados resultados para os jornais e revistas que têm 30 ou mais casos na amostra (consultar documentação técnica).

1.1.1. Relatórios

Anualmente são editados três relatórios, correspondentes aos seguintes períodos:

  • Janeiro / Março
  • Abril / Junho
  • 15 de Setembro / 15 de Dezembro

O relatório contém quadros de tabulação que apresentam os dados ventilados pelas variáveis:

  • Sexo
  • Idade
  • Grupos Ocupacionais
  • Classe Social
  • Região

1.1.2. Base de Dados

A informação relativa a cada trimestre é disponibilizada em suporte informático, num formato de base de dados, integrada no programa MARKSEL (software MARKTEST para análise da informação através do módulo Tabulação e que integra todos os instrumentos para planeamento de campanhas publicitárias).

O MARKSEL permite ao utilizador um vasto conjunto de análises da base de dados, sendo possível definir targets específicos, caracterizáveis através das variáveis sócio-demográficas.

Poderoso instrumento de gestão e de planeamento de meios, o MARKSEL permite as seguintes análises:

  • Rankings
  • Planeamento
  • Tabulação
  • Optimização
  • Segmentação
  • Duplicação

2. Universo

2.1. Definição

O Bareme-Imprensa estuda o universo constituído pelos indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental.

2.2. Quantificação

Tendo por base o Recenseamento Geral do INE de 1991 (pop. residente), o universo foi quantificado em 7 528 mil indivíduos.

O quadro seguinte apresenta a sua distribuição por algumas das principais variáveis demográficas:

Quantificação do universo

Categorias

População(*)

%

Sexo
Masculino

3 577

47.5

Feminino

3 951

52.5

Grupos etários
15 a 17 anos

485

6.4

18 a 24 anos

1040

13.8

25 a 34 anos

1 348

17.9

35 a 44 anos

1 239

16.5

45 a 54 anos

1 084

14.4

55 a 64 anos

1 049

13.9

65 e + anos

1 284

17.1

Regiões Marktest
Grande Lisboa

1 557

20.7

Grande Porto

814

10.8

Litoral Norte

1 380

18.3

Litoral Centro

1 176

15.6

Interior Norte

1 739

23.1

Sul

863

11.5

Total

7 528

100.0

(*) milhares de indivíduos

3. Amostra

Atendendo às características do universo, optou-se por uma amostra proporcional à população de cada concelho do continente, tendo em consideração as variáveis Sexo, Idade. Nos concelhos pertencentes às regiões da Grande Lisboa e Grande Porto, foi aplicada uma sobre-amostragem, devido à maior heterogeneidade de consumo de imprensa que estas duas regiões apresentam.

Para a amostra proporcional, considerou-se um total de 12 900 entrevistas por ano, sendo a sobre-amostragem, incidente na Grande Lisboa e Grande Porto, de 2 220 entrevistas.

3.1. Distribuição da Amostra

Esta amostra é repartida por três vagas trimestrais, de 5 040 entrevistas cada. Em cada vaga, as entrevistas são distribuídas equitativamente pelos dias da semana.

Distribuição Teórica
da Amostra por dias da semana
Dia da semana Entrevistas por vaga Total do ano
Segunda-Feira 720 2 160
Terça-Feira 720 2 160
Quarta-Feira 720 2 160
Quinta-Feira 720 2 160
Sexta-Feira 720 2 160
Sábado 720 2 160
Domingo 720 2 160
Total 5 040 15 120

 

A tabela seguinte quantifica o número de entrevistas por vaga e no total do ano.

Distribuição amostral desta vaga,
por variáveis sócio-demográficas

Variáveis

Vaga

Ano

%

Sexo
Masculino

2 394

7 182

47.5

Feminino

2 646

7 938

52.5

Grupos Etários
15 a 17 anos

324

972

6.4

18 a 24 anos

694

2 082

13.8

25 a 34 anos

902

2 706

17.9

35 a 44 anos

832

2 496

16.5

45 a 54 anos

726

2 178

14.4

55 a 64 anos

700

2 100

13.9

65 e + anos

862

2 586

17.1

Regiões Marktest
Grande Lisboa

1 373

4 119

27.2

Grande Porto

720

2 160

14.3

Litoral Norte

788

2 364

15.6

Litoral Centro

672

2 016

13.3

Interior Norte

993

2 979

19.7

Sul

494

1 462

9.8

Total

5 040

15 120

100.0

 

4. Recolha de Informação

A informação é recolhida diáriamente, entre as 18 e as 22 horas, através do método da entrevista telefónica assistida por computador - sistema C.A.T.I.. A recolha é contínua, excepto no período de Verão ( não são realizadas entrevistas nos meses de Julho e Agosto e 1ª Quinzena de Setembro ) e na última quinzena de Dezembro. Esta pausa deve-se à atipicidade dos períodos em causa.

Anualmente, os três períodos de recolha têm a seguinte distribuição:

1ª vaga - 1 de Janeiro a 31 de Março 2ª vaga - 1 de Abril a 30 de Junho 3ª vaga - 15 de Setembro a 15 de Dezembro

4.1. Tipo de Questionário

A recolha de informação é realizada através de questionário estruturado, com perguntas fechadas, semi-abertas e abertas. Posteriormente, estas últimas são categorizadas e codificadas.

O questionário foi construído em suporte informático, para utilização através do sistema C.A.T.I. (Computer Assisted Telephonic Interviews).

4.2. Método de Selecção das Unidades Amostrais

A amostra é seleccionada por processo polietápico, através das fases seguidamente descritas:

4.2.1. Selecção da Unidade Amostral

Em função da distribuição geográfica da amostra, em cada concelho, os lares são seleccionados aleatoriamente, a partir de uma base de dados de números de telefone.

4.2.2. Selecção do Elemento Amostral

No lar, o entrevistado é seleccionado por quotas pré-definidas de Sexo e Idade.

4.3. Tipo de Entrevista

A recolha de informação é efectuada diariamente, através de entrevista pessoal e telefónica para o lar dos entrevistados. O Departamento de Recolha Telefónica da MARKTEST, é constituído por dois centros: um em Lisboa e outro no Porto.

4.4. Entrevistadores

A recolha é realizada por uma equipa de 50 entrevistadores profissionais, formados pela MARKTEST para este estudo.

Assim, cada entrevistador realiza uma média de 2% das entrevistas de cada vaga.

4.5. Controle de Qualidade

O controle de qualidade é efectuado em 2 fases distintas: Supervisão e Validação de consistência.

4.5.1. Supervisão em tempo real e por segundo contacto

Para aferir a qualidade e veracidade do desempenho dos entrevistadores é realizada supervisão no próprio momento da entrevista. Através de um dispositivo electrónico do CATI-Network , o coordenador pode visionar, no ecrã do seu terminal, o decorrer de qualquer entrevista.

É também realizada supervisão por novo contacto com o entrevistado.

4.5.2. Validação de consistência

O MARKTAB - software para CATI-Network da MARKTEST permite a validação lógica no próprio momento da aplicação de um questionário, ou seja: é vedada a hipótese de aplicação de uma pergunta, caso a resposta a uma pergunta anterior a torne desnecessária.

Sendo a validação lógica aplicada automaticamente e em tempo real, posteriormente, apenas se torna necessário proceder à validação de consistência. Esta detecta incongruências pela análise conjunta de várias respostas. Exemplo: se um entrevistado afirmar ser director geral de uma empresa, ter um curso superior e um rendimento mensal líquido inferior a 80 000$00, o software de validação acusará a possível incongruência e o entrevistado será contactado novamente, de forma a confirmar os dados.

5. Tratamento da Informação

5.1. Tipo de indicadores e análises

O Bareme-Imprensa, apresenta informação de audiências para os grupos Jornais e Revistas.

Para cada grupo, estão disponíveis os seguintes indicadores e análises:

  • Cobertura máxima (só Marksel)
  • Audiência média
  • Perfil dos leitores de cada publicação
  • Análise de duplicações (só Marksel)
  • Análise de segmentação (só Marksel)

Estes indicadores são analisados pelas seguintes variáveis demográficas: Sexo, Idade, Região, Classe Social e Grupos Ocupacionais.

À semelhança do que acontece em todos os estudos de audiência de meios da MARKTEST, a informação é probabilizada para o planeamento.

5.2. Apresentação da Informação

A informação é disponibilizada em dois suportes: relatório em papel e base de dados, fornecidos três vezes por ano, correspondendo a cada uma das vagas.

Os relatórios são constituídos por quadros evolutivos e quadros de tabulação. Os ficheiros da base de dados destinam-se à exploração através do software MARKSEL.

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