1. Introdução
O Bareme - Base Regular de Meios - foi criado em 1983 e estudava as audiências
de Televisão, Rádio e Imprensa. Em 1992, passou a estudar apenas a Rádio e a
Imprensa, passando a Televisão a ser analisada com outra técnica, genericamente
designada por audimetria.
No início de 1994, concluiu-se o processo que conduziu à existência de um
estudo e uma técnica de recolha de informação específica para cada meio
estudado, resultando Audimetria para Televisão, Bareme-Rádio para Rádio,
e Bareme-Imprensa para Imprensa.
Desde o início de 1996, a recolha de informação do Bareme-Imprensa,
passou a ser realizada por entrevista pessoal e telefónica.
1.1. Apresentação dos resultados
Os resultados do estudo Bareme-Imprensa apresentam-se sob a forma de
relatório e base de dados em suporte informático, por forma a responder
às necessidades do utilizador, fornecendo os seguintes indicadores de audiência
(ver definição na Nota Técnica):
- Cobertura Máxima (apenas na base de dados)
- Audiência Média
Número mínimo de casos para publicação
Apenas são apresentados resultados para os jornais e revistas que têm
30 ou mais casos na amostra (consultar documentação técnica).
1.1.1. Relatórios
Anualmente são editados três relatórios, correspondentes aos seguintes períodos:
- Janeiro / Março
- Abril / Junho
- 15 de Setembro / 15 de Dezembro
O relatório contém quadros de tabulação que apresentam os dados ventilados pelas variáveis:
- Sexo
- Idade
- Grupos Ocupacionais
- Classe Social
- Região
1.1.2. Base de Dados
A informação relativa a cada trimestre é disponibilizada em suporte informático,
num formato de base de dados, integrada no programa MARKSEL (software MARKTEST
para análise da informação através do módulo Tabulação e que integra todos
os instrumentos para planeamento de campanhas publicitárias).
O MARKSEL permite ao utilizador um vasto conjunto de análises da base de dados,
sendo possível definir targets específicos, caracterizáveis através das variáveis
sócio-demográficas.
Poderoso instrumento de gestão e de planeamento de meios, o MARKSEL
permite as seguintes análises:
- Rankings
- Planeamento
- Tabulação
- Optimização
- Segmentação
- Duplicação
2. Universo
2.1. Definição
O Bareme-Imprensa estuda o universo constituído pelos indivíduos com 15 e mais anos,
residentes em Portugal Continental.
2.2. Quantificação
Tendo por base o Recenseamento Geral do INE de 1991 (pop. residente), o universo foi
quantificado em 7 528 mil indivíduos.
O quadro seguinte apresenta a sua distribuição por algumas das principais variáveis demográficas:
Quantificação do universo
|
Categorias |
População(*) |
% |
Sexo |
Masculino |
3 577 |
47.5 |
Feminino |
3 951 |
52.5 |
Grupos etários |
15 a 17 anos |
485 |
6.4 |
18 a 24 anos |
1040 |
13.8 |
25 a 34 anos |
1 348 |
17.9 |
35 a 44 anos |
1 239 |
16.5 |
45 a 54 anos |
1
084 |
14.4 |
55 a 64 anos |
1 049 |
13.9 |
65 e + anos |
1
284 |
17.1 |
Regiões Marktest |
Grande Lisboa |
1
557 |
20.7 |
Grande Porto |
814 |
10.8 |
Litoral Norte |
1 380 |
18.3 |
Litoral
Centro |
1 176 |
15.6 |
Interior
Norte |
1 739 |
23.1 |
Sul |
863 |
11.5 |
Total |
7 528 |
100.0 |
(*) milhares de indivíduos |
3. Amostra
Atendendo às características do universo, optou-se por uma amostra proporcional
à população de cada concelho do continente, tendo em consideração as variáveis
Sexo, Idade. Nos concelhos pertencentes às regiões da Grande Lisboa e Grande
Porto, foi aplicada uma sobre-amostragem, devido à maior heterogeneidade de
consumo de imprensa que estas duas regiões apresentam.
Para a amostra proporcional, considerou-se um total de 12 900 entrevistas por
ano, sendo a sobre-amostragem, incidente na Grande Lisboa e Grande
Porto, de 2 220 entrevistas.
3.1. Distribuição da Amostra
Esta amostra é repartida por três vagas trimestrais, de 5 040 entrevistas
cada. Em cada vaga, as entrevistas são distribuídas equitativamente
pelos dias da semana.
Distribuição Teórica da Amostra por dias da semana
|
Dia da semana |
Entrevistas por vaga |
Total do ano |
Segunda-Feira |
720 |
2
160 |
Terça-Feira |
720 |
2
160 |
Quarta-Feira |
720 |
2
160 |
Quinta-Feira |
720 |
2
160 |
Sexta-Feira |
720 |
2
160 |
Sábado |
720 |
2
160 |
Domingo |
720 |
2
160 |
Total |
5 040 |
15 120 |
A tabela seguinte quantifica o número de entrevistas por vaga e no total do ano.
Distribuição amostral
desta vaga, por variáveis sócio-demográficas
|
Variáveis |
Vaga |
Ano |
% |
Sexo |
Masculino |
2 394 |
7 182 |
47.5 |
Feminino |
2 646 |
7 938 |
52.5 |
Grupos
Etários |
15 a 17 anos |
324 |
972 |
6.4 |
18 a 24 anos |
694 |
2 082 |
13.8 |
25 a 34 anos |
902 |
2 706 |
17.9 |
35 a 44 anos |
832 |
2 496 |
16.5 |
45 a 54 anos |
726 |
2 178 |
14.4 |
55 a 64 anos |
700 |
2 100 |
13.9 |
65 e + anos |
862 |
2 586 |
17.1 |
Regiões
Marktest |
Grande
Lisboa |
1 373 |
4 119 |
27.2 |
Grande
Porto |
720 |
2 160 |
14.3 |
Litoral
Norte |
788 |
2 364 |
15.6 |
Litoral
Centro |
672 |
2 016 |
13.3 |
Interior
Norte |
993 |
2 979 |
19.7 |
Sul |
494 |
1 462 |
9.8 |
Total |
5 040 |
15 120 |
100.0 |
4. Recolha de Informação
A informação é recolhida diáriamente, entre as 18 e as 22 horas,
através do método da entrevista telefónica assistida por computador -
sistema C.A.T.I.. A recolha é contínua, excepto no
período de Verão ( não são realizadas entrevistas nos meses de
Julho e Agosto e 1ª Quinzena de Setembro ) e na última quinzena de Dezembro.
Esta pausa deve-se à atipicidade dos períodos em causa.
Anualmente, os três períodos de recolha têm a seguinte distribuição:
1ª vaga - 1 de Janeiro a 31 de Março
2ª vaga - 1 de Abril a 30 de Junho
3ª vaga - 15 de Setembro a 15 de Dezembro
4.1. Tipo de Questionário
A recolha de informação é realizada através de questionário estruturado,
com perguntas fechadas, semi-abertas e abertas. Posteriormente,
estas últimas são categorizadas e codificadas.
O questionário foi construído em suporte informático, para utilização
através do sistema C.A.T.I. (Computer Assisted
Telephonic Interviews).
4.2. Método de Selecção das Unidades Amostrais
A amostra é seleccionada por processo polietápico, através
das fases seguidamente descritas:
4.2.1. Selecção da Unidade Amostral
Em função da distribuição geográfica da amostra, em cada concelho,
os lares são seleccionados aleatoriamente, a partir de uma base
de dados de números de telefone.
4.2.2. Selecção do Elemento Amostral
No lar, o entrevistado é seleccionado por quotas pré-definidas de Sexo e Idade.
4.3. Tipo de Entrevista
A recolha de informação é efectuada diariamente, através de
entrevista pessoal e telefónica para o lar dos entrevistados. O
Departamento de Recolha Telefónica da MARKTEST, é constituído
por dois centros: um em Lisboa e outro no Porto.
4.4. Entrevistadores
A recolha é realizada por uma equipa de 50 entrevistadores profissionais,
formados pela MARKTEST para este estudo.
Assim, cada entrevistador realiza uma média de 2% das entrevistas de cada vaga.
4.5. Controle de Qualidade
O controle de qualidade é efectuado em 2 fases distintas: Supervisão e Validação de consistência.
4.5.1. Supervisão em tempo real e por segundo contacto
Para aferir a qualidade e veracidade do desempenho dos entrevistadores
é realizada supervisão no próprio momento da entrevista.
Através de um dispositivo electrónico do CATI-Network ,
o coordenador pode visionar, no ecrã do seu terminal, o decorrer de
qualquer entrevista.
É também realizada supervisão por novo contacto com o entrevistado.
4.5.2. Validação de consistência
O MARKTAB - software para CATI-Network da
MARKTEST permite a validação lógica no próprio momento da aplicação
de um questionário, ou seja: é vedada a hipótese de aplicação de uma
pergunta, caso a resposta a uma pergunta anterior a torne desnecessária.
Sendo a validação lógica aplicada automaticamente e em tempo real,
posteriormente, apenas se torna necessário proceder à validação de
consistência. Esta detecta incongruências pela análise conjunta de
várias respostas. Exemplo: se um entrevistado afirmar ser director
geral de uma empresa, ter um curso superior e um rendimento mensal
líquido inferior a 80 000$00, o software de validação acusará a possível
incongruência e o entrevistado será contactado novamente, de forma a confirmar os dados.
5. Tratamento da Informação
5.1. Tipo de indicadores e análises
O Bareme-Imprensa, apresenta informação de audiências para os grupos
Jornais e Revistas.
Para cada grupo, estão disponíveis os seguintes indicadores e análises:
- Cobertura máxima (só Marksel)
- Audiência média
- Perfil dos leitores de cada publicação
Análise de duplicações (só Marksel)
- Análise de segmentação (só Marksel)
Estes indicadores são analisados pelas seguintes variáveis demográficas:
Sexo, Idade,
Região, Classe Social e Grupos Ocupacionais.
À semelhança do que acontece em todos os estudos de audiência de meios da MARKTEST,
a informação é probabilizada para o planeamento.
5.2. Apresentação da Informação
A informação é disponibilizada em dois suportes: relatório em papel e base de dados,
fornecidos três vezes por ano, correspondendo a cada uma das vagas.
Os relatórios são constituídos por quadros evolutivos e quadros de tabulação.
Os ficheiros da base de dados destinam-se à exploração através do
software MARKSEL.
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