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Vodafone lidera recordação genérica de publicidade

A Vodafone lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking de recordação genérica de publicidade, segundo os dados do estudo Publivaga.

Durante o ano de 2005, em média, 5.6% dos residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto com idades entre os 8 e os 64 anos responderam "Vodafone" à pergunta "Que anúncios recorda ter visto publicitados, recentemente?", o que coloca a marca como líder de recordação genérica pelo terceiro ano consecutivo.

Entre 1998 e 2002 este ranking foi encabeçado pela Coca Cola, com valores que variaram entre os 9.0%, em 1998, e 4.6% em 2001. A partir de 2003, foi a Vodafone a líder, com 5.9% nesse ano, 4.4% em 2004 e 5.6% em 2005.

Este lugar mantém-se qualquer que seja o perfil dos entrevistados. Uma análise por sexo, idade, região ou classe social mostra a Vodafone em primeiro lugar do ranking.

No segundo lugar desta tabela surge a TMN, com 4.4% de recordação genérica, seguida do Continente, com 2.6%, da Frize, com 2.5% e da Optimus, com 2.3%.

Uma análise por semanas mostra como a Vodafone regista um "pico" de recordação entre 30 de Julho e 5 de Agosto, com 12.2% de recordação genérica. A partir de 22 de Outubro a marca regista uma tendência geral de subida deste indicador, que culmina na penúltima semana do ano (entre 17 e 23 de Dezembro), com o máximo anual de 13.3%.

Os valores alcançados pela marca mostram uma relação entre o investimento publicitário realizado a preços de tabela e a recordação genérica de publicidade, com os momentos de maior recordação a sucederem aos momentos de maior aposta publicitária.
 

 
Quanto à TMN, que ocupa o segundo lugar deste ranking em 2005, regista um máximo de 11.6% de recordação genérica entre 1 e 7 de Outubro. Depois dessa data, mostra uma tendência de quebra, que é contrariada a partir de 5 de Novembro quando novamente volta a atingir valores mais elevados. Na semana que precede o Natal regista 7.3% de recordação genérica.

A relação entre investimento publicitário a preços de tabela e recordação de publicidade é estatisticamente menos significativa nesta marca, que evidencia um padrão de investimento mais regular ao longo do ano, com cinco momentos de maior aposta.
 

 
Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular, que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto e uma amostra de 53 310 entrevistas recolhidas em 6 questionários diferentes durante as 52 semanas de 2005. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.
 

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