Apresentação


Apresentação

O PUBLIVAGA é uma metodologia produzida pela Direcção de Estudos Publicitários da Marktest desde 1989 e tem demonstrado ser um instrumento indispensável na medição da eficiência das campanhas publicitárias.

Pelo seu carácter contínuo e informação que disponibiliza, este estudo permite conhecer os valores de recordação e memorização da publicidade, obtidos durante os respectivos períodos de campanha, de todas as marcas de cada classe de produto, bem como nos períodos onde não existiu pressão publicitária.

Esta situação possibilita ajustar e melhorar a comunicação no seu todo ou em aspectos parciais, no decurso da campanha ou no planeamento de campanhas futuras, com vista a uma maior rentabilização dos investimentos.

Recorrendo ao Publitex, permite comparar recordação de publicidade com investimento e com ratings obtidos na TV. Estes rácios tornam possível a avaliação do desempenho e da eficiência das campanhas publicitárias.

A sua característica de estudo multi-cliente possibilita um custo inferior ao de um estudo exclusivo, com a vantagem adicional de fornecer informação sobre a comunicação publicitária da concorrência, permitindo assim a comparação dos respectivos desempenhos.

Disponibilização de informação

Sempre com a preocupação de implementar soluções que permitam uma maior flexibilidade e rapidez de análises, o PUBLIVAGA está disponível nos seguintes formatos:

  • Resultados Semanais - gráficos e quadros, disponibilizados 3 a 4 dias úteis após terminar a recolha da informação;
  • Síntese mensal escrita dos resultados dos principais indicadores - oito a dez dias após a recolha;
  • Relatório Mensal – gráficos e quadros, disponíveis 15 a 20 dias após o último dia de recolha da informação
  • Relatório Anual - síntese gráfica e quadros dos resultados do ano, enviada em Fevereiro do ano seguinte
  • Apresentações presencias - combinadas com cada cliente, podendo incluir análises específicas direccionadas e definidas em consonância com os seus objectivos.

Os relatórios são disponibilizados numa área na web reservada a clientes. Na sua área, o cliente pode aceder, através de uma senha, a todos os ficheiros que já recebeu ao longo do tempo e visualizá-los ou guardá-los sempre que o desejar. Sempre que existem novos ficheiros na sua área reservada, o cliente recebe um e-mail de aviso.

Classes de produto analisadas

Esta informação é actualmente produzida para as seguintes classes de produto:

Tracking Genérica - Recordação de Marcas associadas à Publicidade em geral

Tracking semanal sobre a recordação de marcas independentemente da classe de produto e do meio de comunicação. Estudo telefónico, junto de cerca de 800 entrevistas a indivíduos com idades entre os 15 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental.

Sponsoring Tracking - Recordação de Marcas Patrocinadoras de Eventos

Tracking semanal sobre a recordação de marcas associadas a eventos musicais e desportivos. Estudo telefónico, junto de indivíduos com idades entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.

É realizado semanalmente, junto de uma amostra de cerca de 260 indivíduos dos 15 aos 64 anos, residentes em Portugal Continental. A recolha de informação é efectuada através de entrevista pessoal e telefónica para o lar dos entrevistados.

Por ser um estudo multicliente, os utilizadores têm acesso aos dados disponíveis da totalidade das marcas recordadas nos eventos analisados.

Os resultados deste estudo são apresentados semanalmente aos seus subscritores em formato Scope, com uma síntese gráfica de resultados.

Os principais indicadores em estudo são os seguintes:

  • Marcas associadas a eventos desportivos
  • Marcas associadas a eventos musicais
  • Notoriedade de festivais de música
  • Intenção de ir a festivais
  • Recordação de publicidade a festivais de música
  • Marcas associadas a cada festival de música (principais)

Soft Sponsoring Recall - Marcas Recordadas durante a exibição de programas de televisão

Tracking semanal sobre a recordação de marcas presentes em programas de televisão. A abordagem parte dos programas de televisão, com o objectivo de conhecer a recordação das marcas vistas ou ouvidas durante a sua exibição.

Os principais indicadores em estudo são os seguintes:

  • Recordação de programas com presença de marcas
  • Recordação de marcas exibidas no programa

É realizado semanalmente junto de uma amostra de cerca de 300 indivíduos dos 15 aos 64 anos, residentes em Portugal Continental. A recolha de informação é efectuada através de entrevista pessoal e telefónica para o lar dos entrevistados.

Estudos Exclusivos à medida

Nos casos em que a metodologia do PUBLIVAGA não se adeqúe às necessidades específicas de um cliente, ou quando os objectivos, periodicidade, níveis e tipo de análises, ou estádio de desenvolvimento da comunicação o justifiquem, a Direcção de Estudos Publicitários está em condições de poder responder com Estudos realizados à medida, em exclusivo e utilizando o método de recolha mais adequado (C.A.T.I., C.A.W.I., C.A.P.I.): pré-testes, pós-testes, tracking, D.A.R., entre outros.

Nestas circunstâncias, encontrar-se-á, conjuntamente com o cliente, a solução mais adequada para a concretização dos objectivos diagnosticados na fase de definição do problema.

Área reservada a clientes


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Publivaga

Apresentação
Documentação Técnica
Comercialização
Questões Técnicas

Classes em estudo:

   Automóveis
   Seguradoras
   Cartões de crédito e débito
   Bancos
   Telecomunicações
   Cervejas
   Iogurtes
   Leites
   Hiper/Supermercados
   Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática
   Lojas de Bricolage, Decoração e Jardim
   Fornecedores de Energia
   Vinhos