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Anúncios 2002 - os 20 +

Conheça os anúncios de televisão de 2002 com maior recordação.

O estudo Publivaga fornece mais uma vez informação sobre os melhores anúncios de televisão, com base num dos seus indicadores: recordação de publicidade Comprovada TV. Este indicador traduz a percentagem de indivíduos do Universo em estudo, que após ter dito que viu publicidade a uma marca, descreve correctamente o anúncio em exibição na televisão.

O investimento e ratings dos anúncios, assim como a relação ratings/recordação, são mais alguns dados que permitem avaliar a sua eficiência publicitária. Os valores de investimento em televisão são sempre a preços tabela e os ratings para o mesmo alvo da recordação (ver metodologias). Todos os resultados são referentes ao ano 2002, 1 de Janeiro a 29 de Dezembro.

As classes de produto escolhidas são as telecomunicações, os super/hipermercados, os automóveis, os bancos e as seguradoras, no seu conjunto responsáveis por cerca de 25% do investimento publicitário na televisão, a preços tabela.
 

Resultados

No quadro seguinte constam os 20 anúncios que obtiveram os maiores valores de recordação Comprovada TV, considerando os resultados dos cerca de 350 anúncios exibidos.
 

 
Notas: 1) as posições são obtidas por ordem decrescente, à excepção do RPPRec.Comprovada TV cujas            posições são obtidas por ordem crescente.
           2) (*) RPPRec.Comprovada TV: Ratings por ponto percentual de recordação comprovada tv, ou            seja, quantidade de ratings que o anúncio precisou para obter 1% da sua recordação comprovada            tv.
           3) (**) Global Marta: os valores de investimento e ratings desta campanha englobam todos os            anúncios Marta de 2002 e os valores de recordação incluem referências correctas aos anúncios            Marta de 2002 e de anos anteriores e, ainda, as referências correctas a aspectos genéricos            desses anúncios.
               (**) Global Carlos Cruz: os valores de investimento e ratings desta campanha englobam todos                os anúncios Carlos Cruz de 2002 e os valores de recordação incluem as referências correctas                aos anúncios Carlos Cruz de 2002 e de anos anteriores e, ainda, as referências correctas a                aspectos genéricos desses anúncios
           4) (***) O valor de recordação do "Crédito Habitação Condomínio-37%" inclui as referências, a            pelo menos: anúncio "Crédito Habitação Condomínio-37%", "Já falaste com o teu banco?..." e            “Genérico – Crédito Habitação 25%/37%”
            5) (****) Este anúncio foi exibido no final de 2001 e início de 2002. Neste caso são considerados            os valores de 2001 juntamente com os de 2002, ou seja, o seu período completo de exibição.


   

Destaques

Tal como em 2001, lideram este top de recordação, o conjunto de anúncios da Marta da Ok Teleseguro e o do Carlos Cruz da Seguro Directo. O global anúncios Marta foi também o que envolveu o maior investimento e o maior número de ratings. Relativizando e comparando os rácios de uma e outra marca, podemos dizer que o nível de eficiência obtido pelo global anúncios Carlos Cruz foi melhor que o obtido pelo Global: Marta. No entanto, se analisarmos os anúncios da Marta e do Carlos Cruz individualmente, a Ok Teleseguro consegue posicionar o anúncio Descapotável no 7º lugar, com 7.9% de recordação, o que não acontece com os anúncios da Seguro Directo. Os anúncios que acabámos de salientar seguem linhas de comunicação já iniciadas em anos anteriores, embora os anúncios com o Carlos Cruz tenham sofrido alterações.

As empresas de telecomunicações contribuem com 9 anúncios para este top. O anúncio da TMN Os mais procurados consegue o 3º lugar, com 11.7% de recordação (2º em investimento tv e 4º nos ratings tv), seguindo-se o Caras Pintadas-Boomerang Total com 10.3% e o Pontes com 9.0%, ambos da Optimus (4º e 5º lugares, respectivamente). O anúncio da Vodafone Vodafone Live apesar do seu 9º lugar de investimento tv, posiciona-se apenas na 20ª posição, com 5.2% de recordação. O mesmo resultado de recordação foi conseguido com o anúncio How are you, que já tinha sido exibido em 2001, no lançamento da Vodafone. Na rede fixa, a Portugal Telecom obtém o seu melhor resultado com o anúncio PT Free (7.8% de recordação) e a ONI com o anúncio Atitude (6.5% de recordação). Estes dois anúncios obtiveram bons níveis de eficiência, ambos com um rácio inferior a 200 ratings para obter 1% de recordação comprovada tv.

Relativamente aos super/hipermercados, o anúncio Melhor escolha do Pingo Doce foi o que implicou maior investimento tv nesta classe e o 3º considerando as 5 classes em análise, tendo obtido, apenas, 0.3% recordação. Situação semelhante verificou-se com o anúncio Um preço do Feira Nova (5º no investimento global e 0.3% de recordação). A insígnia Jumbo atinge o 6º lugar neste top com o anúncio Clientes Jumbo-Herman (10º no investimento tv e 20º nos ratings) e, apenas o Continente consegue ocupar outras posições neste ranking, com 3 anúncios. Salientam-se 2 anúncios do Continente: Campanha de Verão e Preços fim de século/Nova moeda, com boa relação ratings/recordação, ambos com rácio inferior a 200 ratings.

A classe bancos, apesar da quebra de investimento na televisão de 2001 para 2002, consegue 4 posições neste top. Destaca-se o anúncio do SottoMayor Poupança Soma e Segue-Carlos Cruz com 7.8% de recordação, valor igual ao obtido pelo Crédito Habitação-Condomínio 37% do BES, mas com menos investimento tv e uma melhor eficiência. Um dos melhores níveis de eficiência do ano foi obtido pelo anúncio já estreado em 2001, Cão do ActivoBank7, com um rácio de 97.4 ratings para 1% de recordação comprovada tv.

Os anúncios de automóveis de 2002 conseguiram um melhor contributo para este top do que em 2001. O anúncio Namorados do Opel Corsa conseguiu o 11º lugar, com 7.6% de recordação, e os anúncios de lançamento do Renault Mégane e do Citroen C3 ocupam a 17ª e 18ª posições, respectivamente. Note-se que o anúncio Estrada do Renault Mégane obteve o 9º melhor rácio ratings/recordação. O agrado suscitado pelos anúncios de automóveis continua a ser dos mais elevados: Golfinhos do Nissan Primera, Namorados do Opel Corsa e Cascata do Renault Laguna, foram alguns melhores. Na classe das telecomunicações encontramos valores de agrado semelhantes em dois anúncios da Vodafone: Festa-serviço MMS e Vodafone Negócios.

 
Esta é apenas uma entre muitas análises que podem ser feitas com base no Publivaga.

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