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Lojas de bricolage, decoração e jardim
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Metodologia
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3. Recolha de Informação
3.1. Tipo de Questionário
A recolha de informação foi realizada através de questionário
estruturado, constituído por perguntas fechadas, semi-abertas e abertas. Estas
últimas permitem recolher informação de tipo semi-qualitativo e foram objecto
de categorização e codificação posteriores.
3.2. Tipo de Entrevista
A recolha de informação é efectuada diariamente, entre as 17h e
as 22h, através de entrevista pessoal e telefónica para o lar dos
entrevistados. Na coordenação trabalham catorze pessoas, sendo duas na área
administrativa, horários, pagamentos etc., uma chefe de sector e as restantes
na coordenação directa dos entrevistadores e verificação do respectivo
desempenho.
3.3. Entrevistadores
Todos os entrevistadores são recrutados e formados pela
MARKTEST. A formação tem duas fases: genérica de recolha de informação e
específica para este estudo. A formação específica é composta por explicações e
treino na execução do questionário em causa.
A primeira fase decorre, no mínimo, durante um dia e inclui já
o manuseamento do programa.
A segunda fase tem normalmente uma semana de duração, e
consiste no treino do questionário e acompanhamento directo e constante dos
entrevistadores, pelos coordenadores.
A maioria dos entrevistadores trabalha uma média de quatro
horas por dia num total de cinco horas de trabalho (17-22 horas).
Os nossos entrevistadores têm uma remuneração base e outra por
entrevista válida. É considerada entrevista válida, quando foi feita
correctamente, isto é, segundo as instruções dos coordenadores e técnicos
responsáveis dos estudos.
3.4. Controle de Qualidade
O controle de qualidade é efectuado em 2 fases distintas:
supervisão em tempo real e por segundo contacto e validação de consistência.
3.4.1. Supervisão em tempo real e por segundo contacto
Para aferir a qualidade e veracidade do desempenho dos
entrevistadores é realizada supervisão no próprio momento da entrevista
(cerca de 10%).
É também realizada supervisão por novo contacto com o
entrevistado. A percentagem deste tipo de supervisão é, em média, de 25%.
3.4.2. Validação de consistência
O software para CATI-Network da MARKTEST (o MARKTAB)
permite a validação lógica no próprio momento da aplicação de um questionário,
ou seja: é vedada a hipótese de aplicação de uma pergunta, caso a resposta a
uma pergunta anterior a torne desnecessária e ou inconveniente.
Sendo a validação lógica aplicada automaticamente e em tempo
real, posteriormente apenas se torna necessário proceder à validação de
consistência. Esta detecta incongruências pela análise conjunta de várias
respostas. Exemplo: se um entrevistado afirmar ser director geral de uma
empresa, ter um curso superior e um rendimento mensal líquido muito baixo, o
software de validação acusará a possível incongruência e o entrevistado será
contactado novamente, de forma a confirmar os dados.
Nos casos em que se verifique que o entrevistado não respondeu
de forma séria e com verdade, e quando determinada informação indispensável
para a utilidade da entrevista não se consegue obter em novos contactos, essa
entrevista é anulada.
Também nas situações em que se detectam desvios/incorrecções,
provocados pelos entrevistadores, sempre que possível, é tentado um novo
contacto com o entrevistado. Se esse contacto não for possível ou não tiver um
resultado positivo, a entrevista é anulada.
4. Tratamento da Informação
A informação disponibilizada nos relatórios, é ponderada e
extrapolada para o universo em estudo.
Assim, os resultados referem-se a milhares e a percentagens de
indivíduos.
4.1. Ponderação e extrapolação
A ponderação é feita através de um programa da Marktest, cujo
algoritmo utiliza um sistema vulgarmente designado por Rimweighting.
As variáveis utilizadas para a ponderação são a região, o sexo e a idade, sendo
cruzadas entre elas.
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