|
Lojas de bricolage, decoração e jardim
|
Metodologia |
5. Definição de conceitos Publivaga Lojas de bricolage, decoração e jardim
5.1. Recordação de Publicidade
5.1.1. Espontânea
Recordação de publicidade referindo-se a classe de produto em
análise. A pergunta utilizada é: A que Lojas de bricolage, decoração e jardim recorda ter visto publicidade, recentemente?
Esta pergunta leva o entrevistado a responder espontaneamente,
canalizado para a classe/área de mercado (Lojas).
5.1.2. Sugerida
Com o entrevistado já orientado para a classe/área do mercado
(Lojas) são-lhe mencionadas todas as marcas que não referiu recordar
espontaneamente.
A pergunta tem a seguinte formulação: Recorda ter visto
publicidade à ..., recentemente?
5.1.3. Total declarada
Neste indicador são considerados os indivíduos que, de forma
espontânea ou sugerida, declararam ter visto publicidade às insígnias do produto
em análise (recordação espontânea + recordação sugerida)
5.1.4. Meio
Para cada uma das insígnias a que os indivíduos declararam ter
visto publicidade (espontânea ou sugeridamente), é colocada a pergunta: Através
de que meios de comunicação tomou conhecimento da publicidade da ...,
recentemente?
Os entrevistados referem espontaneamente, o(s) meio(s) onde
recordam ter visto publicidade.
Os níveis de recordação seguintes são resultantes de uma única
pergunta: Diga-me tudo o que recorda ter visto e/ou ouvido na publicidade da
... na Televisão.
A descrição de imagens, frases, palavras ou slogans permite avaliar a forma como os indivíduos memorizaram a publicidade da televisão das Lojas que referiram ter visto.
5.1.5. Comprovada
A recordação é comprovada
sempre que os entrevistados descrevem correctamente o anúncio da insígnia em
análise.
Nem sempre a descrição do entrevistado corresponde a um anúncio
específico, ou seja, podem ser referidos aspectos comuns a vários anúncios,
como sejam:
-
símbolo/logótipo: quando descrevem aspectos
relativos ao design do logótipo que representa a insígnia, como o tipo de letra,
as cores, o formato ou símbolo;
-
slogan: se referirem a frase publicitária pela
qual a insígnia se identifica. Uma insígnia pode ter um slogan principal e um
específico por campanha;
-
genérico: quando as imagens e/ou frases descritas
pertencem à publicidade da insígnia, mas a mais do que um anúncio. É uma descrição
genérica da publicidade da insígnia e não de um só anúncio. Se a descrição for
específica de uma campanha composta por mais do que um anúncio, então poderá
ser codificada em genérico-(nome da campanha). Excluem-se desta
rubrica as duas situações anteriormente descritas.
5.1.6. Confusão
É considerada confusão sempre que as descrições feitas
pelos entrevistados pertençam a anúncios de outras marcas que não a referida
pelo entrevistado.
5.1.7. Inclassificada TV
Quando a descrição não pertence a nenhuma marca da classe em
análise ou pertence a mais do que uma consideramos que a recordação é inclassificada.
5.2. Rácios
5.2.1. Espontânea
Ratings por ponto percentual de recordação Televisão
Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela insígnia na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade na televisão.
Desta forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia necessitou para obter 1% da sua recordação na televisão.
5.2.2. RPPRec. Comprovada TV
Ratings por ponto percentual de recordação Comprovada TV
Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela insígnia/anúncio na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade Comprovada TV.
Desta forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia/anúncio necessitou para obter 1% da sua recordação Comprovada TV.
Recuar <
3 de 3 >
|