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Super/ Hipermercados
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Metodologia
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5. Definição de conceitos Publivaga Super/Hipermercados
5.1. Recordação de Publicidade
5.1.1. Espontânea
Recordação de publicidade referindo-se a classe de produto em
análise. A pergunta utilizada é: A que Supermercados e Hipermercados recorda
ter visto publicidade, recentemente?
Esta pergunta leva o entrevistado a responder espontaneamente,
canalizado para a classe/área de mercado (super/hipermercados).
5.1.2. Sugerida
Com o entrevistado já orientado para a classe/área do mercado
(super/hipermercados) são-lhe mencionadas todas as insígnias que não referiu
recordar espontaneamente.
A pergunta tem a seguinte formulação: Recorda ter visto
publicidade ao ..., recentemente?
5.1.3. Total declarada
Neste indicador são considerados os indivíduos que, de forma
espontânea ou sugerida, declararam ter visto publicidade às insígnias do
produto em análise (recordação espontânea + recordação sugerida)
5.1.4. Meio
Para uma das insígnias a que os indivíduos declararam ter visto
publicidade (espontânea ou sugeridamente), é colocada a pergunta: Através de
que meios de comunicação tomou conhecimento da publicidade do ...,
recentemente?
Os entrevistados referem espontaneamente, o(s) meio(s) onde
recordam ter visto publicidade.
Os níveis de recordação seguintes são resultantes de uma única
pergunta: Diga-me tudo o que recorda ter visto e/ou ouvido na publicidade do...
na Televisão.
A descrição de imagens, frases, palavras ou slogans permite
avaliar a forma como os indivíduos memorizaram a publicidade da televisão dos
super/hipermercados que referiram ter visto.
5.1.5. Comprovada
A recordação é comprovada
sempre que os entrevistados descrevem correctamente o anúncio da insígnia em
análise.
Nem sempre a descrição do entrevistado corresponde a um anúncio
específico, ou seja, podem ser referidos aspectos comuns a vários anúncios,
como sejam:
-
símbolo/logótipo: quando descrevem aspectos
relativos ao design do logótipo que representa a insígnia, como o tipo de
letra, as cores, o formato ou símbolo;
-
slogan: se referirem a frase publicitária pela
qual a insígnia se identifica. Uma insígnia pode ter um slogan principal e um
específico por campanha;
-
genérico: quando as imagens e/ou frases descritas
pertencem à publicidade da insígnia, mas a mais do que um anúncio. É uma
descrição genérica da publicidade da insígnia e não de um só anúncio. Se a
descrição for específica de uma campanha composta por mais do que um anúncio,
então poderá ser codificada em genérico-(nome da campanha). Excluem-se
desta rubrica as duas situações anteriormente descritas.
5.1.6. Confusão
É considerada confusão sempre que as descrições feitas
pelos entrevistados pertençam a anúncios de outras insígnias que não a referida
pelo entrevistado.
5.1.7. Inclassificada TV
Quando a descrição não pertence a nenhuma insígnia da classe em
análise ou pertence a todas elas consideramos que a recordação é inclassificada.
5.1.8. Produtos
Depois da descrição de imagens, frases, palavras ou slogans, é
feita a pergunta: E que produtos recorda ter visto nessa publicidade da
televisão do ...?
Os entrevistados referem, espontaneamente, o(s) produto(s) que
recordam ter visto nessa publicidade da televisão.
5.2. Rácios
5.2.1. RPPRec. Televisão
Ratings por ponto percentual de recordação Televisão
Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela
insígnia na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade na televisão. Desta
forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia necessitou para obter 1% da
sua recordação na televisão.
5.2.2. RPPRec. Comprovada TV
Ratings por ponto percentual de recordação Comprovada TV
Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela
insígnia/anúncio na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade Comprovada
TV. Desta forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia/anúncio
necessitou para obter 1% da sua recordação Comprovada TV.
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