|
Iogurtes
|
Metodologia
|
1. Universo
1.1 Definição
O Publivaga - Iogurtes estuda o universo constituído pelos
indivíduos com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos, residentes nas
áreas da Grande Lisboa e do Grande Porto.
Apesar do estudo ser realizado através da técnica de entrevista
telefónica, para a quantificação do universo são considerados também os lares
que não possuem telefone.
1.2 Quantificação
Para a quantificação do universo foram utilizados os dados do
Recenseamento Geral da População de 2011 fornecidos pelo INE,
tendo-se fixado em 2 463 000 indivíduos.
2. Amostra
2.1. Dimensão da Amostra
O Publivaga - Iogurtes tem uma recolha semanal de 98
entrevistas, perfazendo um total mensal de cerca de 392 entrevistas e um total
anual de 4 998.
Na prática, existem habitualmente diferenças entre a distribuição teórica e a
real. Estes desvios devem-se muitas vezes à necessidade de anular entrevistas
que não preenchem as condições exigidas.
2.2. Método de Selecção
A amostra foi seleccionada em duas fases, seguidamente
descritas, e controlada pelas variáveis Sexo, Idade e Concelho.
2.2.1. Selecção da Unidade Amostral
Em função da distribuição geográfica da amostra, em cada
concelho, os lares foram seleccionados aleatoriamente a partir de uma base de
dados de números de telefone.
2.2.2. Selecção do Elemento Amostral
No lar, o entrevistado foi seleccionado por cotas predefinidas
de Sexo e Idade e proporcionais à população de cada concelho.
< 1 de
3 >
Continuar
|