Leites

Metodologia

3. Recolha de Informação

3.1. Tipo de Questionário

A recolha de informação foi realizada através de questionário estruturado, constituído por perguntas fechadas, semi-abertas e abertas. Estas últimas permitem recolher informação de tipo semi-qualitativo e foram objecto de categorização e codificação posteriores.

3.2. Tipo de Entrevista

A recolha de informação é efectuada diariamente, entre as 17h e as 22h, através de entrevista pessoal e telefónica para o lar dos entrevistados. Na coordenação trabalham catorze pessoas, sendo duas na área administrativa, horários, pagamentos etc., uma chefe de sector e as restantes na coordenação directa dos entrevistadores e verificação do respectivo desempenho.

3.3. Entrevistadores

Todos os entrevistadores são recrutados e formados pela MARKTEST. A formação tem duas fases: genérica de recolha de informação e específica para este estudo. A formação específica é composta por explicações e treino na execução do questionário em causa.

A primeira fase decorre, no mínimo, durante um dia e inclui já o manuseamento do programa.

A segunda fase tem normalmente uma semana de duração, e consiste no treino do questionário e acompanhamento directo e constante dos entrevistadores, pelos coordenadores.

A maioria dos entrevistadores trabalha uma média de quatro horas por dia num total de cinco horas de trabalho (17-22 horas).

Os nossos entrevistadores têm uma remuneração base e outra por entrevista válida. É considerada entrevista válida, quando foi feita correctamente, isto é, segundo as instruções dos coordenadores e técnicos responsáveis dos estudos.

3.4. Controle de Qualidade

O controle de qualidade é efectuado em 2 fases distintas: supervisão em tempo real e por segundo contacto e validação de consistência.

3.4.1. Supervisão em tempo real e por segundo contacto

Para aferir a qualidade e veracidade do desempenho dos entrevistadores é realizada supervisão no próprio momento da entrevista (cerca de 10%).

É também realizada supervisão por novo contacto com o entrevistado. A percentagem deste tipo de supervisão é, em média, de 25%.

3.4.2. Validação de consistência

O software para CATI-Network da MARKTEST (o MARKTAB) permite a validação lógica no próprio momento da aplicação de um questionário, ou seja: é vedada a hipótese de aplicação de uma pergunta, caso a resposta a uma pergunta anterior a torne desnecessária e ou inconveniente.

Sendo a validação lógica aplicada automaticamente e em tempo real, posteriormente apenas se torna necessário proceder à validação de consistência. Esta detecta incongruências pela análise conjunta de várias respostas. Exemplo: se um entrevistado afirmar ser director geral de uma empresa, ter um curso superior e um rendimento mensal líquido muito baixo, o software de validação acusará a possível incongruência e o entrevistado será contactado novamente, de forma a confirmar os dados.

Nos casos em que se verifique que o entrevistado não respondeu de forma séria e com verdade, e quando determinada informação indispensável para a utilidade da entrevista não se consegue obter em novos contactos, essa entrevista é anulada.

Também nas situações em que se detectam desvios/incorrecções, provocados pelos entrevistadores, sempre que possível, é tentado um novo contacto com o entrevistado. Se esse contacto não for possível ou não tiver um resultado positivo, a entrevista é anulada.

4. Tratamento da Informação

A informação disponibilizada nos relatórios, é ponderada e extrapolada para o universo em estudo.

Assim, os resultados referem-se a milhares e a percentagens de indivíduos.

4.1. Ponderação e extrapolação

A ponderação é feita através de um programa da Marktest, cujo algoritmo utiliza um sistema vulgarmente designado por Rimweighting. As variáveis utilizadas para a ponderação são a região, o sexo e a idade, sendo cruzadas entre elas.

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