Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática

Metodologia


5. Definição de conceitos Publivaga Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática

5.1. Recordação de Publicidade

5.1.1. Espontânea

Recordação de publicidade referindo-se a classe de produto em análise. A pergunta utilizada é: : A que Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática recorda ter visto publicidade, recentemente?

Esta pergunta leva o entrevistado a responder espontaneamente, canalizado para a classe/área de mercado (Lojas).

5.1.2. Sugerida

Com o entrevistado já orientado para a classe/área do mercado (Lojas) são-lhe mencionadas todas as insígnias que não referiu recordar espontaneamente.

A pergunta tem a seguinte formulação: : Recorda ter visto publicidade à ..., recentemente?

5.1.3. Total declarada

Neste indicador são considerados os indivíduos que, de forma espontânea ou sugerida, declararam ter visto publicidade às insígnias do produto em análise (recordação espontânea + recordação sugerida)

5.1.4. Meio

Para cada uma das insígnias a que os indivíduos declararam ter visto publicidade (espontânea ou sugeridamente), é colocada a pergunta: Através de que meios de comunicação tomou conhecimento da publicidade da ..., recentemente?

Os entrevistados referem espontaneamente, o(s) meio(s) onde recordam ter visto publicidade.

Os níveis de recordação seguintes são resultantes de uma única pergunta: Diga-me tudo o que recorda ter visto e/ou ouvido na publicidade da... na Televisão.

A descrição de imagens, frases, palavras ou slogans permite avaliar a forma como os indivíduos memorizaram a publicidade da televisão das Lojas que referiram ter visto.

5.1.5. Comprovada

A recordação é comprovada sempre que os entrevistados descrevem correctamente o anúncio da insígnia em análise.

Nem sempre a descrição do entrevistado corresponde a um anúncio específico, ou seja, podem ser referidos aspectos comuns a vários anúncios, como sejam:

  • símbolo/logótipo: quando descrevem aspectos relativos ao design do logótipo que representa a insígnia, como o tipo de letra, as cores, o formato ou símbolo;
  • slogan: se referirem a frase publicitária pela qual a insígnia se identifica. Uma insígnia pode ter um slogan principal e um específico por campanha;
  • genérico: quando as imagens e/ou frases descritas pertencem à publicidade da insígnia, mas a mais do que um anúncio. É uma descrição genérica da publicidade da insígnia e não de um só anúncio. Se a descrição for específica de uma campanha composta por mais do que um anúncio, então poderá ser codificada em genérico-(nome da campanha). Excluem-se desta rubrica as duas situações anteriormente descritas.

5.1.6. Confusão

É considerada confusão sempre que as descrições feitas pelos entrevistados pertençam a anúncios de outras insígnias que não as referidas pelo entrevistado.

5.1.7. Inclassificada TV

Quando a descrição não pertence a nenhuma insígnia da classe em análise ou pertence a todos eles, consideramos que a recordação é inclassificada.

5.2. Rácios

5.2.1. RPPRec. Televisão

Ratings por ponto percentual de recordação Televisão

Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela insígnia na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade na televisão. Desta forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia necessitou para obter 1% da sua recordação na televisão.

5.2.2. RPPRec. Comprovada TV

Ratings por ponto percentual de recordação Comprovada TV

Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela insígnia/anúncio na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade Comprovada TV. Desta forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia/anúncio necessitou para obter 1% da sua recordação Comprovada TV.


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