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Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática
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Metodologia
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5. Definição de conceitos Publivaga Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática
5.1. Recordação de Publicidade
5.1.1. Espontânea
Recordação de publicidade referindo-se a classe de produto em
análise. A pergunta utilizada é: : A que Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática recorda ter visto publicidade, recentemente?
Esta pergunta leva o entrevistado a responder espontaneamente,
canalizado para a classe/área de mercado (Lojas).
5.1.2. Sugerida
Com o entrevistado já orientado para a classe/área do mercado (Lojas) são-lhe mencionadas todas as insígnias que não referiu recordar
espontaneamente.
A pergunta tem a seguinte formulação: : Recorda ter visto publicidade à ..., recentemente?
5.1.3. Total declarada
Neste indicador são considerados os indivíduos que, de forma
espontânea ou sugerida, declararam ter visto publicidade às insígnias do produto
em análise (recordação espontânea + recordação sugerida)
5.1.4. Meio
Para cada uma das insígnias a que os indivíduos
declararam ter visto publicidade (espontânea ou sugeridamente), é colocada a
pergunta: Através de que meios de comunicação tomou conhecimento da publicidade da ..., recentemente?
Os entrevistados referem espontaneamente, o(s) meio(s) onde
recordam ter visto publicidade.
Os níveis de recordação seguintes são resultantes de uma única
pergunta: Diga-me tudo o que recorda ter visto e/ou ouvido na publicidade da...
na Televisão.
A descrição de imagens, frases, palavras ou slogans permite
avaliar a forma como os indivíduos memorizaram a publicidade da televisão das Lojas que referiram ter visto.
5.1.5. Comprovada
A recordação é comprovada
sempre que os entrevistados descrevem correctamente o anúncio da insígnia em
análise.
Nem sempre a descrição do entrevistado corresponde a um anúncio
específico, ou seja, podem ser referidos aspectos comuns a vários anúncios,
como sejam:
-
símbolo/logótipo: quando descrevem aspectos
relativos ao design do logótipo que representa a insígnia, como o tipo de letra,
as cores, o formato ou símbolo;
-
slogan: se referirem a frase publicitária pela
qual a insígnia se identifica. Uma insígnia pode ter um slogan principal e um
específico por campanha;
-
genérico: quando as imagens e/ou frases descritas
pertencem à publicidade da insígnia, mas a mais do que um anúncio. É uma
descrição genérica da publicidade da insígnia e não de um só anúncio. Se a
descrição for específica de uma campanha composta por mais do que um anúncio,
então poderá ser codificada em genérico-(nome da campanha). Excluem-se
desta rubrica as duas situações anteriormente descritas.
5.1.6. Confusão
É considerada confusão sempre que as descrições feitas
pelos entrevistados pertençam a anúncios de outras insígnias que não as referidas
pelo entrevistado.
5.1.7. Inclassificada TV
Quando a descrição não pertence a nenhuma insígnia da classe em análise ou pertence a todos eles, consideramos que a recordação é inclassificada.
5.2. Rácios
5.2.1. RPPRec. Televisão
Ratings por ponto percentual de recordação Televisão
Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela
insígnia na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade na televisão. Desta
forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia necessitou para obter 1%
da sua recordação na televisão.
5.2.2. RPPRec. Comprovada TV
Ratings por ponto percentual de recordação Comprovada TV
Este indicador é construído dividindo os ratings obtidos pela insígnia/anúncio na TV, pela sua respectiva recordação de publicidade Comprovada TV. Desta forma, obtém-se a quantidade de ratings que a insígnia/anúncio necessitou para obter 1% da sua recordação Comprovada TV.
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